top of page

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS - OS ALIADOS DA BALANÇA

            Alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais do que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como termogênicos.

          O processo todo ocorre assim: os alimentos termogênicos despendem mais energia do corpo para serem digeridos. Por isso, estimulam o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura. Para tais alimentos atribui-se até 20% do gasto calórico total, porém, só se consegue perceber a melhoria adquirida pela ingestão desses alimentos quando são frequentemente consumidos. Para perder peso, o ideal é praticar exercícios físicos e alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada dos alimentos termogênicos, pode não ser tão gratificante como esperado. Quando consumidos mais de 2 a 3 vezes por dia, podem causar efeitos colaterais além do aumento da pressão arterial, tais como:

*  Insônia;

*  Ansiedade;

*  Diarreia;

*  Dor abdominal;

*  Problemas na tireoide;

*  Não devem ser usados por pessoas com saúde debilitada, principalmente por quem tem problemas renais ou cardíacos;

​*  Enxaquecas;

*  Não devem ser consumidos por pessoas idosas ou crianças, pois em ambos os casos a aceleração do metabolismo pode ser algo negativo;

*  Evitar o consumo no fim do dia, pois o efeito da cafeína pode impedir uma boa noite de sono – que é fundamental para a perda de peso.

 

Os principais benefícios dos alimentos termogênicos são:

 *  Aceleram o metabolismo;

 *  Queimam a gordura corporal;

 *  Auxiliam no emagrecimento;

 *  Melhoram a circulação sanguínea;

 *  Previnem contra o câncer de cólon e ovário;

 *  Auxiliam no tratamento de gripes;

 *  Estimulam a digestão;

 *  Eliminam os gases;

 

 

Acompanhe a lista recheada de termogênicos, que o ajudarão no combate às gordurinhas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

Gengibre

Pesquisas apontam que seu consumo regular pode acelerar o metabolismo em até 20%. O gengibre também melhora a digestão e o enjôo das grávidas. É versátil e pode ser usado cru, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com qualquer fruta. Usar até uma colher de sopa ao dia.

Canela

Além da ação estimulante, age como facilitadora da digestão e combate a flatulência. Também auxilia o tratamento de problemas de pele. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá, no caso da canela em pau. Usar até uma colher de sopa ao dia.

 

Curry

É uma mistura de temperos (pimentas, gengibre, canela, cominho, cravo, cúrcuma, etc.) muito utilizada na Índia, que dá um sabor e aparência excelente ao arroz, risoto, massas em geral, na proteína texturizada de soja, no tofu e farofa. Vale ressaltar, seu poder antioxidante valioso, que se deve a especiaria “cúrcuma”, que protege contra doenças como câncer e outras degenerativas, e ainda fortalece a imunidade. Usar como tempero: 3 gramas ou uma colher de chá.

Café

Contém cafeína, estimulante e termogênico natural. Mas nada de exagerar na dose, ou você pode sofrer com problemas de estômago, insônia e ansiedade. O ideal é consumir até três xícaras por dia, e longe da hora de ir dormir. Evitar em casos de hipertensão.

 

Cacau

Possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea, contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória. Usar de uma a duas colheres de sopa por dia, misturada à granola ou ao müsli, ou também, por cima da banana amassada ou maçã assada, ou ainda, acompanhada de bebidas, como leite de soja.

Pimenta Vermellha

Possui capsaicina que tem ação termogênica comprovada e é considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. No entanto, tome cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem sofre de gastrite ou hemorroida. Usar diretamente na comida, em pastinhas ou como tempero. Evitar as sementes que são mais ardidas para as pessoas mais sensíveis.

Mate

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Iitajaí (Univali) apontou que o consumo de erva-mate ajuda na perda de peso, no aumento da taxa de HDL (bom colesterol) e na diminuição da taxa de glicemia. Consumir até três xícaras dia.

Chá Verde

Graças à presença de substâncias como a cafeína e as catequinas, essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. Como se não bastasse, ela ainda ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e os radicais livres - responsáveis pelo envelhecimento. Não obstante, deve ser evitada por hipertensos. Evitar ferver as folhas. Deve-se deixar em infusão por, no mínimo, 9 minutos para melhor aproveitamento de seus princípios ativos, antes de beber. Para os que não suportam o sabor, experimente acrescentar uma canela em pau ou casca de laranja, junto com a infusão das folhas. Beber de duas a quatro xícaras ao dia.

Linhaça

No quesito controle de peso, oferece dois grandes auxílios, acelera a queima calórica e regulariza o intestino. E ela também proporciona o aumento da defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças. Consumir a linhaça levemente triturada, em até uma colher de sopa ao dia por cima da salada de fruta, ou junto das refeições ou batida na vitamina ou suco.
 

Semente de chia

Riquíssima em fibras e ácidos graxos ômega 3. Ela tem a vantagem de não precisar ser triturada, e não apresenta gosto residual, o que facilita acrescentá-la nas refeições, sucos, saladas, com frutas, etc.. Além de seu poder termogênico, ajuda a controlar o colesterol e triglicérios, e ainda, ajuda a equilibrar o açúcar no sangue (glicemia controlada). Também oferece saciedade e auxilia na imunidade. Usar de 1 a 4 colheres de sopa ao dia.


 

Please reload

Anchor 2

Outros alimentos como a mostarda, água gelada, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), laranja, guaraná natural (deve ser evitado por cardíacos e hipertensos), kiwi, aspargos e pimentão também são termogênicos e podem auxiliá-lo na perde de peso.

  • Facebook preto redondo
  • Pinterest Preto Redonda

Melhor visualizado em desktop

bottom of page