Tônicos Faciais e o pH da pele
Essencial para complementar a higienização da pele, a função principal do tônico facial é equilibrar o pH (sigla para Potencial Hidrogeniônico – índice que indica acidez, no caso, na epiderme), melhorando o sistema de proteção. O tônico é uma solução cosmética que traz muito mais benefícios do que se possa imaginar. O seu uso é fundamental para o equilíbrio do pH da pele. Ao contrário do que muitos pensam e até pregam por aí, a função do tônico não é a de limpar a pele, mas complementar essa etapa, normalizando o seu pH. A ação de agentes externos como maquiagens, demaquilantes, ácidos queratolíticos e a própria combinação água e sabonete provocam a alteração do pH e, muitas vezes, também a retirada da proteção da pele desempenhada pelo manto hidrolipídico. Na prática, os tônicos são ainda responsáveis por preparar a pele para a etapa cosmética seguinte, seja o creme de tratamento usado no dia a dia, seja o protocolo estético profissional, pois o equilíbrio do pH auxiliará na melhor absorção dos ativos dermocosméticos aplicados em seguida.

Tônico Facial
A própria oleosidade de pele e até mesmo a idade cronológica também são fatores que ajudam a determinar o pH. Com o envelhecimento há uma tendência a um pH cada vez mais neutro, o que deixa a pele mais propensa à ação de agentes patogênicos e ao surgimento de rugas, flacidez e manchas. Além disso, deve-se evitar o uso de cosméticos com fragrâncias, corantes e outras substâncias com potencial irritante, pois também podem ter influência na característica do pH.
Tipos de pH
O manto hidrolipídico da pele, formado por água, sal e gordura, bem como a manutenção de suas características e a função de proteção que exerce, estão diretamente relacionados ao equilíbrio fisiológico e do pH, que pode ser ácido, neutro ou alcalino. O pH é medido em uma escala que vai de 0 a 14. Uma pele considerada “saudável” deve estar entre 4,5 e 6,0, pois neste cenário, estará também protegida contra microrganismos (germes, fungos, bactérias) e poluição. Já o oposto, ou seja, a desestabilização do pH, pode levar a alterações inestéticas que vão desde acne a sinais de envelhecimento (rugas), e também à sensibilidade cutânea excessiva. Se o pH for inferior a esses números, caracteriza-se pela acidez, geralmente encontrado em peles secas e, acima, o pH é alcalino, comum em peles oleosas (por isso, há estreita relação entre oleosidade cutânea e acne, causada pela bactéria Propionibacterium acnes).
Confira abaixo os tipos de pH e suas características na pele:
* pH ácido – peles secas: apresentam-se finas, sensíveis e opacas, com poros pouco visíveis, tendência a rugas finas e fácil descamação.
* pH neutro – peles normais: geralmente de aspecto liso, macio e com poros pouco visíveis.
pH alcalino – peles oleosas: têm como características brilho intenso, aspereza, poucas rugas, poros dilatados e comumente apresentam comedões e acne.
Aplicação adequada do tônico
Deve ser feita sobre a pele seca, diretamente com as mãos, em movimentos suaves de deslizamento ou leve batidinhas (tamborilamento), também podendo ser utilizado um algodão na aplicação. Nos cuidados home care, deve ser aplicado após limpar o rosto e, nos atendimentos profissionais, deve ser observada a ordem de aplicação dos demais cosméticos, conforme tratamento em questão, mas sempre utilizando o tônico em seguida à etapa de higienização da pele.
A própria escolha do tônico deve ser feita com base em sua composição, pois a sinergia de ativos da formulação será responsável por sua propriedade refrescante, hidratante, calmante, antisséptica ou adstringente, respeitando as características de cada pele e propiciando melhoria global de seu aspecto.
Para mais informações, entre em contato conosco.